Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

À Cerca's da Vida

____ Na Vida ... Há Sempre Tempo Para Momentos e Pessoas Especiais! Simplesmente Acontecem! ____

À Cerca's da Vida

____ Na Vida ... Há Sempre Tempo Para Momentos e Pessoas Especiais! Simplesmente Acontecem! ____

Já conhece a Associação " FILHOS DO CORAÇÃO" ?

logo.png

 A Associação Filhos do Coração foi criada em 2009 pela jornalista Alexandra Borges e tem como missão a denúncia da escravatura infantil no Gana e da exploração de crianças no mundo (http://www.filhosdocoracao.org/ ). 

Alexandra-Pam-e-as-10-criancas-resgatadas-em-2009.

 Tudo começou em 2007, quando Alexandra Borges realizou uma Grande Reportagem para a TVI intitulada "INFÂNCIA TRAFICADA" que mostrava a situação que muitas crianças viviam no Lago Volta, no Gana, denunciando desta forma a escravatura do séc. XXI. Esta reportagem chocou Portugal e o mundo, sendo premiada no 48 International TV Festival of Monaco e distinguida pela Fundacion Nuevo Periodismo, de Gabriel Garcia Marques. Nos dois anos seguintes criou projectos – como o livro infantil Filhos do Coração, sobre adoção e escrito em parceria com Luís Figo, e o CD Filhos do Coração, que contou com a participação de várias figuras públicas portuguesas –, para angariar fundos de forma a poder ajudar a resgatar mais crianças da escravidão.

luis Figo.jpg

livro.jpg

 

Em Agosto de 2009 Alexandra Borges regressou ao Gana e doou 150 mil euros, ajudando a fundar um Centro de Acolhimento e Escola em Kumassi, em parceria com a ONG americana Touch A Life Kids (www.touchalifekids.org). Até à data a Associação resgatou 93 crianças da escravatura infantil associada à pesca do Lago Volta assegurando-lhes saúde, alimentação, segurança e educação. A Associação Filhos do Coração é uma IPSS reconhecida pelo Ministério da Segurança Social e ONGD reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O donativo / compra de mesa é dedutível em sede de IRS/IRC ao abrigo da Lei de Mecenato.

 

cartaz da Gala.png

 

Amanhã, dia 28 de Maio realiza-se a Gala Resgate Sorrisos, uma iniciativa de angariação de fundos para a Associação Filhos do Coração

A gala será apresentada por Ana Sofia Martins e Ricardo Araújo Pereira, com co-apresentação de Isaac Carvalho, esta Gala acontece no dia 28 de Maio, às 19h30, na Alfândega do Porto e será composta por um cocktail de boas-vindas com performance ao vivo do artista plástico Diogo Navarro, uma exposição de obras de arte realizadas no Gana, um Jantar de Gala, um Leilão de Arte Solidária e um espectáculo musical.

Esta iniciativa conta com a actuação de Mariza; dos Anjos, numa apresentação conjunta e inédita com Paula Teixeira que escreveu um tema especificamente para este momento intitulado “Resgatar Teu Sorriso”, que vai ser cantado em simultâneo por voz e mãos; de Kika, a jovem cantora do Porto que está a preparar o seu segundo álbum de originais; da bailarina e coreógrafa Rita Spider; dos Momentum Crew, grupo liderado por Max Oliveira que aplica a arte do Bboying e Breakdance a temas e situações pouco normais; e o projecto de danças africanas Sankofa Black Gold, formado por 50 elementos, dos 6 aos 25 anos, do Falagueira, Município da Amadora.

A angariação de fundos será levada a cabo de três formas. A primeira é a compra de mesas para participar na Gala Resgate Sorrisos que pode ser feita a título individual (1.000 euros por mesa com 10 lugares, ou 100 euros por lugar) ou a título empresarial (2.000 euros por mesa com 10 lugares, ou 200 euros por lugar). Cada mesa terá o nome de uma criança resgatada e a sua história, gostos e sonhos para que os participantes fiquem a conhecer quem estão a ajudar na primeira pessoa.

A segunda forma são os donativos, através de transferência feita para a conta da Associação Filhos do Coração cujo IBAN é PT50 0036 0000 9910 5916720 93, remetendo o comprovativo, nome e dados fiscais que devem constar no recibo/doação cujo valor poderá ser majorado em sede de IRC/IRS para projetos@filhosdocoracao.com.

A terceira forma é a participação no Leilão de Arte Solidário, que vai decorrer no site www.filhosdocoracao.org e está aberto não só aos participantes da Gala no dia 28 de Maio mas também ao público em geral durante a semana seguinte. Os interessados só têm de aceder à página indicada, registar-se, escolher o quadro preferido e licitar.

Em parceria com a ONGD americana Touch a Life Kids, a Associação Filhos do Coração recupera a infância das crianças que resgata através da Terapia pela Arte, na qual são trabalhados “os fantasmas” dos longos anos da sua infância traficada, razão pela qual está a ser desenvolvido um Leilão de Arte Solidário, com Direcção Artística de Diogo Navarro, com obras das crianças e diversos artistas plásticos como forma de angariar fundos.

Este projecto começou em Janeiro de 2016 quando a Associação enviou uma missão ao Centro de Acolhimento e Artes em Kumassi, no Gana, convidando o artista plástico Diogo Navarro para pintar uns quadros com as crianças de forma a dar-lhes voz e empowerment. O Leilão de Arte Solidário será o momento no qual serão leiloadas essas obras de arte, co-criadas pelas crianças, Diogo Navarro e outros artistas plásticos portugueses.

O Leilão será composto por 14 quadros: 3 quadros de Diogo Navarro inspirados na sua missão ao Centro de Acolhimento de Kumassi; 5 quadros pintados pelas crianças em conjunto com Diogo Navarro; e 6 quadros pintados pelas crianças e Pedro Calapez, Albuquerque Mendes, Filipa Sáragga, João Murillo, Manuela Xavier e o actor Ricardo Carriço.

Na Gala Resgate Sorrisos estarão também disponíveis para aquisição dos convidados o livro “Resgate” – escrito por Alexandra Borges e a sua sobrinha Rita Palma Borges, com o relato da segunda visita de Alexandra ao Gana, em 2009, na qual foram resgatadas mais 10 crianças escravas –; as velas “Filhos do Coração” que derivam de uma parceria com a Candle In na qual os lucros revertem na totalidade para esta causa e já podem ser encontradas nas lojas da marca; haverá uma pré-venda exclusiva dos vinhos Resgate e Sorrisos, fruto de uma parceria com a Quinta da Vale d’Aldeia, que estarão nos escaparates das superfícies comerciais este Verão, sendo parte do valor de venda encaminhado para a Associação; e ainda a coleção de joias exclusiva “Resgate de Sorrisos” – composta por colar, pulseira e um alfinete – criada por Eugénio Campos especialmente para este momento, que estarão disponíveis posteriormente nos representantes da marca, revertendo também parte do valor de venda para a Associação Filhos do Coração.

A Gala Resgate Sorrisos conta com o apoio da Alfândega do Porto, da Farmácia Barreiros, de Eugénio Campos Jewels, do Colégio CLIP, da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida & Associados, da estilista Micaela Oliveira, da Satiskin Digital Textile Printing, da Hipnose, da Fun Addict, da CBS, da Opal, da Btrust, da Brand Solutions, da Candle In, da Quinta Vale d’Aldeia, da Max Momentum Art Center, da Colorfoto, de Joaquim Guerra Cabeleireiros, da Make Up For Ever, do Longroiva Hotel Rural, do Ponto das Artes, da MDD, da Effect, da All2Rent, da Sócatering, dos fotógrafos Joel Santos e Magali Tarouca e dos media partners JN e RFM.

“Estamos profundamente gratos a todos os intervenientes e parceiros desta Gala: dos apresentadores aos artistas que vão actuar, passando pelos pintores que colocaram o seu cunho nas obras das crianças resgatadas no Gana e todas as pessoas, marcas e entidades que contribuíram de alguma forma para que esta Gala passasse de um sonho a realidade. Sem a ajuda de todos vocês esta Gala não seria possível! Acreditem que juntos fazemos uma enorme diferença na vida destas crianças”, agradeceu Alexandra Borges, fundadora e Presidente da Associação Filhos do Coração.

 

E sabia que também pode ajudar através de um donativo ? Eu já fiz o meu ! 

Pode ajudar as crianças resgatadas à escravatura do Gana através de transferência feita para a conta da Associação Filhos do Coração cujo IBAN éPT50 0036 0000 9910 5916720 93, remetendo o comprovativo, nome e dados fiscais que devem constar no recibo/doação cujo valor poderá ser majorado em sede de IRC/IRR para geral@filhosdocoracao.com.

 

Parabens Associação Filhos do Coração!!!